quarta-feira, 31 de agosto de 2016

GUIA Cultural | Aprenda a Programar brincando com games

Let's Code Academy trata-se de uma escola de programação voltada a crianças e jovens.

Aprenda a programar brincando com games.

Daí, a partir de uma atividade cultural, aprender a desbravar a informática.

GUIA Cultural | Galeria | Pinte o 7 | Ferracioli - Exposição

Obras de arte da fase contemporânea do artista Ferracioli. Originais e Impressões digitais (giclê) a partir das imagens do BLOG.

A inauguração da exposição coletiva é hoje dia 31 e vai até dia 07 de setembro.











GUIA Cultural | GASTRONOMIA - Mesa pra 8

Caros(as) amigos(as),

Tudo bem?

Vocês que gostam de um bom rango, da arte gastronômica e não simplesmente de culinária, recomendo com vigor o Blog Mesa pra 8, onde há diversos assuntos a seu dispor sobre o universo gastronômico.


Bom apetite!


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

GUIA CULTURAL: Obras em Cordel | Bullying e Colégio

Nota do Blogueiro



Tive o privilégio de conhecer o autor, Gonçalo de Macedo, quando ocupei os bancos do Colégio Dante Alighieri (1991 - 2002). Na época, eu era baixinho, magrelo e impopular: sofria bullying, o que na ocasião ainda não havia denominação para isso. Gonçalo desenvolve com clareza, ritmo e leveza o cordel sobre o tema. Trata, assim, em suas obras, "Bullying" em Cordel e Colégio Dante Alighieri - 100 anos em um cordel, sobre a vida escolar e o bullying. Livros para crianças, jovens, pais e mães, e aqueles que já passaram por isso de algum modo, como autores ou vítimas. Recomendo!

O Autor

Gonçalo José Soares de Macedo. Nasceu em Crateús, Ceara, em 31/07/1966. Trabalhou na Igreja até os seus 16 anos e aos 18 anos entrou para o Exército, onde ficou por seis anos. Representava o 40o. Batalhão de Infantaria nas atividades esportivas, fazendo parte da equipe de atletismo do Comando Militar do Nordeste. Em 1991 saiu do Exército e mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como supervisor de segurança no Banco América do Sul e no Colégio Porto Seguro, e há 18 anos trabalha no Colégio Dante Alighieri. Em 2011 teve a oportunidade de escrever um livro em cordel em que conta a história deste colégio: Colégio Dante Alighieri: 100 Anos em um Cordel. Escreveu também um trabalho em cordel sobre Lendas e Mitos para alunos do ensino fundamental. É violinista e autor de várias músicas religiosas, dedicando-se também aos esportes, sendo maratonista, É casado e pai de dois filhos. Fale com o autor: goncalomaratona@bol.com.br .






domingo, 21 de agosto de 2016

Cultura Rio 2016: esportes Olímpicos também inspiram poema

Créditos: Rio 2016


"Indicado ao Nobel de Literatura em 2011 e vencedor do Prêmio Luís de Camões de 2010, Ferreira Gullar é um dos mais importantes poetas da literatura brasileira. Em “Gol”, o poeta narra a trajetória de uma bola até o gol em um jogo de futebol.". 

Tendo isto em vista, deixamos uma homenagem à seleção brasileira de futebol masculina, campeã pela primeira vez nessa competição das Olimpíadas e, não menos importante, à seleção brasileira de futebol feminina pelo suor e bom desempenho.

Gol

Ferreira Gullar

A esfera desce
do espaço
         veloz
ele a apara
no peito
e a para
no ar
         depois
como o joelho
a dispõe à meia altura
onde
iluminada
a esfera
         espera
o chute que
         num relâmpago
a dispara
         na direção
         do nosso

         coração. 

Fonte: Rio 2016, disponível em: <https://www.rio2016.com/noticias/cultura-rio-2016-esportes-olimpicos-tambem-inspiram-os-poetas>.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

GUIA Cultural | Lançamento do livro O céu é a pergunta que fica, de Mariana Cavichioli Gomes Almeida




  • QUANDO? - 19/08/16 (sexta) às 19:00 - 23:30

  • ONDE?


    Patuscada - Livraria, bar & café
    Rua Luís Murat, 40, 05436-050 São Paulo




    Detalhes
    A Editora Patuá e o Patuscada - Livraria, Bar e Café convidam a todos para o lançamento do livro O céu é a pergunta que fica, de Mariana Cavichioli Gomes Almeida

    O evento será realizado no dia 19 de agosto (sexta) a partir das 19h no Patuscada - Livraria, Bar e Café - Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena - São Paulo - SP

    A entrada para o evento é gratuita e o exemplar estará à venda por R$ 38,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).

    Amigos e leitores de qualquer cidade do país que realizarem a compra antes do lançamento receberão o exemplar autografado após o evento. Imperdível!

    Link para compra, com informações sobre o livro e a autora: http://editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=415
    Palavras da autora:

  • Aos que demonstraram interesse por esse meu primeiro livro, deixo aqui algumas palavrinhas sobre o que vem por aí :-) : "O céu é a pergunta que fica" tem cerca de 50 poemas feitos a partir de grandes inquietações dos meus três primeiros anos no curso de filosofia. Utiliza-se para isso de acontecimentos, imagens e impressões cotidianas. Nele está incluído o poema "Descortina", vencedor do 1º lugar do Prêmio SESC de Literatura (edição 2014), na categoria poesia.
    Para falar um pouco mais sobre essa obra, divulgo um trecho da orelha do livro, assinada pelo professor de filosofia da USP, Marcus Sacrini:
    Dividido em oito partes, “O céu é a pergunta que fica” se estrutura em torno de citações de importantes filósofos, que circunscrevem como que regiões temáticas a serem alinhavadas poeticamente. E a poesia flui vigorosa em poemas de estruturas e extensões diversas, mas sempre tecidos com um esmero expressivo que captura os leitores, logo cúmplices dessa tessitura de um mundo que longe de se confundir com obsessões privadas lança um campo de reconhecimento partilhado. Afinal, todos também tentamos dar sentido de mundo aos fatos brutos que nos afrontam sob a enigmática permanência impassível do céu.

GUIA Cultural | Sebo "Esquina Cultural"


 Nesse post do nosso Guia Cultural, trago excelente oportunidade.

Como bom rato de sebo, em minhas andanças pelos sebos do centro de São Paulo, passei a visitar o sebo "Esquina Cultural", na rua Quintino Bocaiúva, local onde, na 2a. metade do século XIX, existia o pequeno e bem frequentado Teatro do Batuíra, por estudantes da Faculdade de Direito, dentre os quais o mancebo bom barrete Paranhos Júnior, futuro Barão do Rio Branco.
O local, enraizado no centro histórico de São Paulo, disponibiliza ótimos "garimpos". Livros esgotados e especializados a preços justos.
A única ressalva é que não há eletricidade e os livros não estão muito bem organizados, assim o "apanhador" deverá desbravar as oportunidades, após flertar com as obras.






sábado, 13 de agosto de 2016

Rebanhos à Deriva? A dúvida que não quer calar...

Achava que as pessoas eram únicas.
Achava que eram singulares.
Achava que não havia outras iguais.

Pois é... talvez me enganei.
Não, talvez não seja assim.

Seríamos, então, todos gados à deriva?
Seríamos, assim, todos rebanhos (des) orientados, (des) controlados!?